Gênero Textual Diário

O gênero textual diário é um texto pessoal e informal, em que uma pessoa escreve sobre suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia.

É um gênero textual de relatos pessoais, que somente o próprio autor pode ler, ou pessoas autorizadas por ele.

O diário possui uma linguagem informal, simples e é escrito em primeira pessoa. Normalmente, é usado como um instrumento de autorreflexão, desabafo ou uma forma de guardar lembranças dos acontecimentos da sua vida.

Existem também outros tipos de diários. Os blogs virtuais, por exemplo, se assemelham ao gênero textual diário, mas não são exatamente iguais.

O diário pessoal possui relatos que o autor não costuma dividir com outras pessoas, enquanto o blog, mesmo se tratando de relatos pessoais, é aberto ao público.

Há também os diários fictícios. São textos criados na mesma estrutura do diário pessoal, mas não necessariamente com relatos pessoais da vida do autor. O diário de ficção tem o objetivo de ser publicado e revelado a outras pessoas, geralmente em formato de livro.

Por mais que os diários não sejam tão usados, algumas pessoas ainda cultivam o hábito de escrever relatos sobre a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *