Significado de Filologia

 

O que é Filologia:

Filologia é a conhecimento que possui como propósito estudar uma linguarão a partir de textos escritos.

Em um entrecho mais rico, a filologia similarmente se ocupa da bibliografia e da cultura de um certo burgo.

A princípio, a filologia se limitava ao pesquisa das ideias mediante a avaliação formal. Não obstante, esta conhecimento progrediu e começou a se respeitar pela história, instituições e manifestações culturais. Este ambição surgiu tinha como propósito conquistar um entendimento mais rico do mundo sóbrio por meio do pesquisa de textos literários.

Os primeiro funções sobre a linguarão e bibliografia foram feitos por gramáticos da Alexandria e sofistas de Atenas, que eram responsáveis pela folheto de versões fidedignas de obras literárias.

Aristófanes de Bizâncio (que viveu por no século III a.C) é considerado por vários autores como o caduceador da filologia, uma vez que os seus técnicas foram usados por diversos mais pensadores, como o seu escolar Aristarco.

Filologia clássica

A filologia clássica ou antiga é considerada um ataque da Filosofia e estuda generalidades literários da Idade clássica. Esse ramos incorpora a filologia grega e latina.

A filologia clássica teve a sua origem como conhecimento no Renascença, e surgiu graças a uma identidade com a cultura greco-latina.

Saiba mais sobre o Renascença.

Filologia românica

A filologia românica possui como instrumento de pesquisa as transformações que ocorreram do latim nada nas línguas românicas, como por exemplo: o português e hispano.

No século XIX, a metodologia usada pela filologia clássica foi aplicada em outras línguas, e como resultado surgiram a filologia românica, germânica, hispânica, etc.

Filologia e Linguística

A filologia e a linguística evidencia o mesmo instrumento de pesquisa: a linguarão. Não obstante, estas duas ciências similarmente apresentam diferenças, visto que enquanto a linguística possui o seu foco mais na linguarão em sua tendência execução, a filologia se concentra na reconstrução de textos literários antigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *