Pandemia

 

O que é uma pandemia?

Pandemia é a medida conhecida uma enfermidade que pode alcançar a lazarar todos os gente do mundo. O termo é utilizado no momento em que uma enfermidade de possível contaminação chega a diversos países e é transmitida fácil entre as indivíduos.

A trama serva foi uma das maiores pandemias que o mundo enfrentou e atingiu ótima parte do Continente Europeu no século XIV. Calcula-se que a enfermidade pode ter matado até 200 milhões de indivíduos.

A AIDS foi descoberta na dez de 1970 e também contamina milhões de indivíduos todos os anos. O coronavírus, que surgiu em 2019, similarmente foi posto como pandemia.

As principais qualidades de uma pandemia são:

andaço acelerado e integral;

expansão para distintos países ou continentes;

dificuldade em regular as contaminações;

contaminação de um grande algarismo de indivíduos.

A OMS ( Disposição Mundial da Saúde ) é encarregado por preceituar que uma enfermidade se tornou uma pandemia. Para isto, ela acompanha o desenvolvimento dos casos da enfermidade, a porção de locais afetados e a eficiência das atitudes de prevenção à contaminação.

A OMS decreta que uma enfermidade é pandemia para sobreavisar que todos os países estão sob perigo de andaço e precisam seguir as atitudes indicadas para regular o desenvolvimento da contaminação.

Quais as diferenças entre pandemia, epidemia, endemia e ancorado?

É comum que essas palavras sejam utilizadas como sinônimos no momento em que falamos em doenças altamente contagiosas e que se espalham depressa, porém elas são distintos.

A pandemia é uma enfermidade que se espalha depressa pelo seu alto quantidade de andaço. Pode atingir grandes proporções e extrapolar fronteiras, atingindo diversos países.

A epidemia é a ocorrência de uma enfermidade contagiosa dentro de um mesmo país. É caracterizada por um algarismo maior de casos da enfermidade, que supera os números de andaço esperados pelas organizações de saúde.

Contaminações por presunção são um malogro de epidemia no Brasil, uma vez que a enfermidade já atingiu distintos regiões do país.

Em sinopse, essa medida não considera que uma seja mais dramático que a outra. A essencial diferença entre pandemia e epidemia é a área geográfica que a contaminação alcança. Na pandemia, o ancorado atinge diversos países distintos e na epidemia a enfermidade encontra-se concentrada em um apenas país.

Já endemia se refere a doenças que atingem um certo local com frequência. Nesse caso a enfermidade não se espalha facilmente e encontra-se restrita a alastrar-se os gente dessa região.

Os casos de febre amarela registrados no Brasil, especialmente na região Norte, são um malogro de enfermidade endêmica.

No ancorado os casos de contaminação ficam restritos a uma região bem delimitada e o desenvolvimento do algarismo de casos de contaminação é maior que o pressentido pelas autoridades de saúde.

Uma contaminação de sarampo que atinge apenas uma academia é um malogro de ancorado.

PandemiaEpidemiaEndemiaSurtoPode se repoltronear-se por todo mundoSe espalha pelo localidade de um paísContaminação em uma regiãoContaminação em um local restritoPode ter uma duração estendidaEm maior parte possui curta duraçãoPode ter curta duração, ocorre em ciclosEm maior parte possui curta duração

Veja similarmente o significado de quarentena.

7 exemplos de pandemias que marcaram o mundo

Trama serva: a trama serva ( ou trama bubônica) atingiu o continente europeu no século XIV. Não há registros dos números exatos, porém estima-se que a trama serva pode ter matado até 200 milhões de indivíduos em 10 anos.

Constipação espanhola: entre os anos de 1918 e 1920 a constipação espanhola causou a morte de quase 50 milhões de indivíduos. O andaço da enfermidade chegou aproximadamente à meio da todo o mundo.

Constipação asiática: atingiu o Continente Asiano na dez de 1950, especialmente na China. Calcula-se que entre 2 e 4 milhões de indivíduos possam ter morrido pela contaminação dessa constipação.

Ebola: a pandemia do vírus ebola se espalhou por diversos países do continente áfrico e matou ao menos 10 mil indivíduos entre 2014 e 2016. Estima-se que cerca de 30 mil indivíduos tenham sido contaminadas no tempo.

Constipação H1N1: ficou conhecida popularmente como ” constipação suína” e foi declarada pandemia pela OMS em 2009. A H1N1 pode ter contagiado cerca de 1 bilhão de indivíduos e levou ao menos 200 mil à morte em todo o mundo.

AIDS: a contaminação pelo vírus HIV é uma pandemia duradoura. Órgãos que acompanham o aumento da enfermidade estimam que existam cerca de 38 milhões de indivíduos infectadas no mundo.

Coronavírus (COVID-19): surgiu no fim do ano de 2019 e é causada pelo vírus Sars-Cov-2. Foi declarada como pandemia pela OMS no início de 2020 e já chegou a mais de 110 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *