Plano cartesiano

Generalidades do plano cartesiano

Baluarte das ordenadas

Determinado com a caráter y, o baluarte da ordenadas é a reta perpendicular do plano cartesiano. Se olharmos bem, veremos que os dois os eixos são escalas numéricas. Para cima do ponto 0, os números nessa grandeza são positivos. Para baixo, negativos.

Baluarte das abscissas

Determinado com a caráter x, o baluarte das abscissas é a reta horizontal do plano cartesiano. Para a direita, os números na grandeza numérica são positivos. Para a sestra, negativos.

Veja similarmente: Significado de Baluarte

Ponto

Similarmente chamado de origem, trata-se do ponto apurado no qual as duas retas se encontram, formando um óptica honesto. Acima do ponto 0, os algarismo são positivos. Para baixo, negativos. À direita, positivos. À sestra, negativos.

Quadrantes

Outro componente fundamental do plano cartesiano são os quadrantes. Repare como as duas linhas que se cruzam no ponto 0 produzem uma imagem dividida em quatro segmentos. Cada um desses segmentos recebe o nome de quadrante. Qualquer ponto no plano ficará dentro de um desses quatro quadrantes.

O que são as coordenadas do plano cartesiano?

Coordenadas são os números que, vizinhos, dão a exata localização de um ponto no plano cartesiano.

Já jogou luta naval? A coerência é precisamente a mesma. Para entabular um fogo nas embarcações inimigas, você necessita expressar quais são as coordenadas. Ou seja: quais são os princípios nos eixos perpendicular e horizontal que indicam o alvo do seu peça.

Dessa maneira, cada ponto no plano é certo a começar por um parceiro de informações. Dá-se o nome de parceiro cachê a este conjunto integrado por 2 números reais que representam princípios nos 2 eixos e nos fornecem a exata localização de um ponto no plano. O primeiro valor do parceiro é a abscissa (x). O de acordo com, a ordenada (y).

Qualquer ponto no quadrante 1 (Q1) terá coordenadas positivas (+,+). O quadrante 2 (Q2) é idealizado por pontos em que a coordenada x é boa e y repulsa (-,+). O alcoviteiro quadrante (Q3) é integrado pelos pontos formados por coordenadas negativas (-,-). Já o quarto quadrante (Q4) possui a coordenada x boa e y repulsa (+,-).

Exemplos

Malogro 1

Vamos presumir que você deseje saber as coordenadas de quatro pontos no plano cartesiano. Suponhamos que os pontos sejam esses:

Como realizar para saber as coordenadas desses pontos? Basta traçar duas linhas: uma delas perpendicular, retirando-se do ponto até obter o baluarte x; outra horizontal, retirando-se do ponto até obter o baluarte y.

Malogro 2

Similarmente é possível encontrar a localização de um ponto no plano cartesiano a partir das coordenadas. Basta tracejar duas retas – uma retirando-se do baluarte x, outra do baluarte y. O embate entre as duas retas é o ponto.

Possuimos os seguintes pares ordenados: (3,4), (-4,1), (-3,-3) e (2,-3). Estes pares determinam pontos no plano cartesiano. Porém qual a exata localização desses pontos?

Note que cada um deles está situado dentro de um dos quatro quadrantes. Em Q1, possuimos (3,4); ou seja, coordenada 3 no baluarte das abscissas (x) e coordenada 4 no baluarte das ordenadas (y). Em Q2, possuimos (-4,1). Em Q3, (-3,-3). Em Q4, (2,-3).

Com que objetivo serve o plano cartesiano?

O plano cartesiano serve como um sistema de referência para que se possam achar pontos no plano ou no lugar.

O plano cartesiano é bastante benéfico na parábola gráfica de explicações para equações que contêm duas variáveis.

Similarmente utilidades de de acordo com nível são capazes de ser representadas geometricamente no plano cartesiano – neste caso, a figurante geométrica é a enigma. Já utilidades de primeiro nível são representadas por retas no plano cartesiano.

Na vida execução, o plano cartesiano similarmente é bastante benéfico. Por sua personalidade de proporcionar uma parábola do lugar, o sistema cartesiano é necessário, por exemplo, na construção e na construção civil, já que é utilizado como base para a elaboração da planta de casas e edifícios.

O sistema SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL, bastante utilizado hoje em dia na navegação, na vôo e mesmo nos deslocamentos diários de pessoas, possui como base o sistema cartesiano de coordenadas. A começar por um ponto qualquer ( utente ), é possível distinguir suas coordenadas geográficas ( clima, distância e altura ) num sistema cartesiano tridimensional (x,y,z). Para isto, são importantes satélites e uma época terráqueo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *